sexta-feira, 6 de maio de 2011

Retrato e Ensaio fotográfico




Um retrato é uma pintura, fotografia ou outra representação artística de uma pessoa.
O mais famoso exemplo de um retrato é a La Gioconda de Leonardo da Vinci.
Sua pintura foi iniciada em 1503

A foto do mito Che Guevara é a imagem mais reproduzida do mundo, foi tirada em 5 de março de 1960, pelo fotógrafo cubano Alberto Korda.

Ensaio fotográfico
Quando a fotografia surgiu, veio suprir uma necessidade que o homem sempre teve de representar fielmente aquilo que ele via e vivia. Até então, desde a pré-história o homem havia-se esforçado em representar o mundo que o cercava da maneira mais real possível, utilizando-se da pintura e da escultura. Como num estouro, a fotografia no final do século XlX tornou-se um hobby, e os novos rumos que a pintura estava seguindo deixaram um enorme espaço para a utilização dessa técnica na representação de paisagens e pessoas.
Dessa forma, a fotografia tornou-se rapidamente o meio de expressão daqueles novos artistas que surgiam, e que, de certa forma influenciados por seus conhecimentos em desenho e pintura clássicos, procuravam levar a suas imagens um tom artístico, simulando efeitos que seriam conseguidos na pintura, e não somente captando as imagens como elas eram vistas. Cada um desses artistas imprimia em suas fotos a sua marca, assim como Leonardo ou Van Gogh faziam em suas pinturas.
O ensaio fotográfico baseia-se primordialmente nesse espírito: o de representar algo além da simples documentação do fato. Baseia-se na preocupação de levar o espectador para dentro do mundo idealizado por ele, um mundo que pode ser real ou fantástico, dependendo da imaginação de seu criador.
A luz é a matéria prima de toda fotografia mas, particularmente, da fotografia de estúdio, onde é possível se ter controle total da iluminação. Para o fotógrafo, o estúdio é como uma tela em branco na qual ele pinta com a luz a imagem que a sua imaginação ordena. Além disso, a produção realizada em estúdio oferece total liberdade de concepção e criação de cenários, figurinos, composições e arranjos. a utilizar os equipamentos e acessórios que o colocarão em contato com as possibilidades da iluminação artificial controlada.
As unidades de flash sem refletores praticamente não são adequadas para a fotografia profissional de estúdio, porque ao encontrar-se em superfícies reduzidas, estas emitem uma luz muito dura que pode ocasionar problemas de transição entre claros e escuros.
COMEÇANDO O SEU ENSAIO
Antes de mais nada é preciso escolher o tema que se quer fotografar. Essa escolha vai depender de vários fatores, entre eles a afinidade do fotógrafo com o tema e a disponibilidade de recursos e materiais.
Mas como ter sucesso, ou ganhar dinheiro com retratos?

Alguns fatores são fundamentais; o ambiente onde a foto será feita tem
que ser agradável e confortável, o fotógrafo tem que ser comunicativo,
simpático e paciente, a iluminação deve favorecer ao fotografado (luz
generosa para as mulheres, luz mais marcante para os homens) e a direção
de fotografia deve ser firme mas tranquila e educada, transmitindo segurança.
É interessante notar que as pessoas que vão ser fotografadas geralmente
estão bastante inseguras, com medo de se mostrar para a câmera, e
costumam criar diferentes personagens para si próprias no estúdio.
É função do fotógrafo quebrar este gelo e passar a confiança necessária
para o fotografado.
Posicionamento do retratado
A forma mais direta de iniciar a sessão sem muitos traumas é saber como
posicionar o fotografado, a pose que valoriza e é conveniente para
aquela pessoa.
A primeira dica de pose é nunca posicionar ombros e cabeça frontalmente
para a câmera. Ao eliminar o paralelismo óbvio, a foto ganha dinâmica, movimento. A famosa pose-documento, totalmente frontal, só serve para quem é muito, muito magro, pois a
tendência é de se formar uma massa muito larga no tronco, tornando a cabeça
desproporcionalmente pequena, desviando assim a atenção do rosto (que deve ser o principal foco do
retrato).
Os ombros devem então sempre estar em
ângulo em relação à câmera; quanto maior o ângulo, mais estreito parece
o tronco, e melhor a proporção em relação à cabeça. Um benefício
adicional para as mulheres é a valorização natural do colo nesta pose.

O mais radical é o ombro a 90°, uma pose típica das capas das
revistas de moda e beleza, mas mesmo passando deste ângulo, com as
costas do retratado começando a aparecer, ainda é possível uma postura
sofisticada e interessante.
Outros elementos da composição contribuem para a confirmação dessas expressões, tais como a roupa, a maquiagem, as jóias ou qualquer outro adorno que a pessoa esteja utilizando e é preciso ter atenção à expressão da pessoa, se está de acordo com os adornos que está utilizando.
O ângulo de tomada também é importantíssimo para a o sucesso da fotografia, uma pessoa com o nariz proeminente deve-se evitar fotografá-la de perfil, assim como uma pessoa com o rosto demasiadamente redondo não deve ser fotografada frontalmente, sob risco de parecer uma abóbora.

A luz influencia o portrait de várias maneiras, uma luz macia, difusa, ressalta a beleza do fotografado de maneira áurea, revelando seu rosto por inteiro, com nuances. Ao tempo que uma luz dura evidencia o relevo, e pode dar outras sensações completamente diferentes á imagem, como velhice, sofreguidão, vigor, e até mesmo de calor.
Uma luz especialmente boa para retratos é a luz da janela. Pela iluminação de um hemisfério facial mais que a outro, quando as pessoas estão "de lado" para a janela, esse tipo de iluminação cria um leve contraste nas transições de luz que é um efeito muito bonito. Tal efeito pode aida ser atenuado com o uso de rebatedores (cartolina, isopor ou rebatedor de verdade) o que atua aumentando ou dimiuindo o contraste afastando o rebatedor ou aproximando-o da face do fotografado.
Em estúdio, uma configuração de iluminação simples, porém amplamente utilizada é o uso de uma sombrinha um pouco acima da altura do modelo a um ângulo de 45º e um rebatedor no lado contrário para diminuir o contraste. Assim como também é são muito usados duas sombrinhas ne mesma posição, quando se quer uma luz mais uniforme.

Um outro truque de iluminação e que gera resultados agradabilíssimos é a luz de cabelo, é uma luz lançada por um snoot só nos cabelos do modelo, o que gera um contraste muito bonito, acendendo os cabelos do fotografado, criando uma luminância muito bonita na imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário